Salta al contenuto principale

Uma cidade de ouro!

Inviato da esarsur il

Eu moro em Belo Horizonte, na região Sudeste do Brasil. Belo Horizonte não tem mar. Para chegar à praia, é preciso viajar pelo menos 7 horas de carro.

Belo Horizonte é a capital do Estado de Minas Gerais, região onde havia muitas minas de ouro, de diamante e de pedras preciosas. Por isso o nome do estado é Minas Gerais.

No período do Brasil Colônia, os colonizadores portugueses exploraram as minas de ouro e de pedras preciosas. Parte do ouro extraído das minas foi usado para construir igrejas em muitas cidades de Minas Gerais. Mas muito ouro também foi levado para Portugal... sad

Para ver fotos das igrejas construídas nesse período, pesquise na Internet o nome das principais cidades históricas de Minas Gerais: Ouro Preto, São João Del Rei, Tiradentes, Diamantina, Sabará...

  • Você já viu igrejas desse estilo?
  • Há muitas igrejas na sua cidade? Elas se parecem com as igrejas de Minas Gerais?
Caramelo USP Br.

Visitei Ouro Preto, Mariana, São João del Rey e Tiradentes em 2019 e fiquei encantada com as igrejas históricas!

Moro em Osasco, cidade da região metropolitana de São Paulo. É uma cidade jovem, fundada em 1895 e emancipada em 1962, então não há construções muito antigas...

Curiosidade: Osasco foi fundada por um italiano chamado Antonio Agu. O nome foi dado em homenagem à sua cidade natal de Osasco na Itália, na região do Piemonte!

Dom, 12/09/2021 - 23:29 Collegamento permanente
Liviamp

Olá Érica! 

Eu sou de São Paulo, capital. Para quem não é do Brasil, é a mais cosmopolita das nossas cidades.

Na cidade de São Paulo também não tem praia, mas com sorte em 1 ou 2 horas chegamos na parte mais próxima do litoral rs. Aqui dizemos que a "praia do paulistano" são os shoppings...mais ultimamente a Avenida Paulista (a mais icônica da cidade) também tem se tornado um pouco a nossa praia, pois aos domingos ela é fechada para os carros, 100% para pedestres e ciclistas.

Aqui em São Paulo temos algumas igrejas barrocas no centro da cidade. Sobre isso temos também o "Pateo do Colégio": o local onde São José de Anchieta celebou a primeira missa por aqui, fundando assim a "vila de São Paulo". Parece que ele tinha pé quente para fundar cidades, rs.

Cuiriosa para saber de onde mais vamos ler! 

Dom, 12/09/2021 - 23:44 Collegamento permanente
g_cravicanela

Eu visitei Ouro Preto em 2019 e foi uma experiência fantástica. Aquela cidade é história viva. Fiquei muito emocionada em andar pelas ruas e ver os monumentos tão cuidadosamente preservados.

A região onde eu moro é muito católica. Aqui na minha cidade, Paraibuna, tem muitas igrejas. Se bobear, tem mais igrejas do que habitantes (hahahaha). Mas, brincadeiras à parte, é espantoso que a cidade tenha 30 igrejas para 18.000 habitantes (é muita coisa!).

Lun, 13/09/2021 - 00:19 Collegamento permanente
Augusto Vicente Neto

Eu tenho muita vontade de conhecer Ouro Preto, e Minas Gerais como um todo. Espero ir em breve!

Também sou de São Paulo, assim como a colega Lívia. Assino embaixo para o que ela disse! Acrescento algumas coisas: pelo fato de ser uma cidade cosmopolita, dentro de um país historicamente colonizado, é difícil falar em uma "cultura originalmente paulista". Pessoas de diferentes regiões do país se instalam aqui pela maior oferta de empregos. Junto com elas, vêm seus costumes, culinárias etc. Então existem muitos pratos de nomes compostos pelo seu nome original + "paulista"! haha

Por outro lado, não se trata de dizer que não temos cultura! São Paulo recebeu muitos imigrantes em diferentes períodos, temos até um museu para eles (http://museudaimigracao.org.br/).

Por esse motivo, existem centenas de diferentes museus e galerias, abrigando as mais diferentes exposições. Me orgulho bastante desse fato, pois tenho no "quintal de casa" o privilégio de conhecer de perto a cultura do mundo todo! 

Lun, 13/09/2021 - 00:48 Collegamento permanente
Beatriz Vaz

Olá, pessoal! 

Muito legal ler os relatos de vocês! Também sou de São Paulo, SP. Não vou falar muito mais sobre essa cidade porque o relato da Lívia e do Augusto já dizem muito, além de ser um lugar bastante conhecido. 

Gostei das perguntas que a Erica fez ao final do seu texto. Percebi que aprendi com minha avó, que gosta muito de conhecer as cidades aqui do sudeste, a visitar sempre as igrejas principais das cidadezinhas. Não sou religiosa. Vou para admirar. É uma parte essencial dos roteiros, mesmo viajando sozinha. Por menor que seja a cidade, é certo que terá um centro religioso bem cuidado.

Mar, 14/09/2021 - 00:10 Collegamento permanente
jmayumi

Oi, gente! Moro em São Paulo também e, assim como a Beatriz, vou me abster de falar tanto sobre a cidade já que já falaram muito bem sobre ela.

Quanto às cidades históricas de Minas Gerais, já visitei São João Del Rei e Tiradentes quando era criança. Lembro que fiz uma viagem com uma guia que nos instruía sobre toda a riqueza daqueles locais e lembro de ficar boquiaberta com a beleza das igrejas, apesar de também não ser religiosa. No meu bairro, por exemplo, temos algumas igrejas, mas nenhuma se compara com as de MG. Espero ter a oportunidade de visitar de novo em breve!

Mar, 14/09/2021 - 23:38 Collegamento permanente
sybrunel

Bonjour, São Paulo (les français snobs disent Saint Paul, en traduisant le nom de la ville) est un sujet inépuisable. Je suis surpris que des mesures prises contre la pollution il y a des années à SP arrivent seulement en France, par exemple en priorisant les files de véhicules (automobiles) avec plus d'une personne à l'intérieur. C'est le cas sur Lyon, avec l'élection d'un marie écologiste l'année passée ! A SP, ville très très polluée, cela existe depuis longtemps.

Mer, 15/09/2021 - 17:14 Collegamento permanente
Levi Bellini

Oi, gente!

Eu acho a história dessa região de Minas Gerais incrível, tenho muita vontade de conhecer Belo Horizonte e Ouro Preto também.

Eu moro em São Paulo mas nasci em uma cidade pequena no interior do estado chamada Caçapava, a cidade fica em uma região chamada Vale do Paraíba; no começo do século XX era uma região produtora de café, apesar de Caçapava não ter muitas histórias interessantes, nas cidades vizinhas ainda existem alguns resquícios dessa época. A cidade vizinha, Taubaté, é bem conhecida por ser a cidade natal do escritor Monteiro Lobato e lá é possível visitar o famoso sítio do pica-pau amarelo.

Apesar de não ter muita coisa para se fazer em Caçapava, que hoje é uma cidade com muitas fábricas, a localização é muito boa. Fica a mais ou menos 1 hora e meia do litoral, 2 horas do sul de Minas Gerais, 4 horas do Rio de Janeiro e 2 horas de São Paulo.

Ven, 24/09/2021 - 00:32 Collegamento permanente