Aller au contenu principal

Cao Hamburguer

Soumis par Vítor Depieri Campos le

Sobre "O ano em que meus pais saíram de férias"... Eu assisti a esse filme um ano após seu lançamento, e devo à minha infância permanente tê-lo conhecido.

Assistia muito, e ainda assisto (às vezes), ao "Castlo Rá-tim-bum", um seriado infantil maravilhoso e de universo riquíssimo. Em 2007, reassistindo ao filme Castelo Rá-tim-bum, feito no dinal dos anos 1990 após o fim do seriado, procurei curiosidades sobre ele; seu diretor, Cao Hamburguer, despertou minha atenção e li a biografia dele. E descobri que ele havia dirigido, em 2006, "O ano em que meus pais saíram de férias". Assisti esse filme na época e achei maravilhoso, tanto que o levei como recomendação à professora de História por causa do contexto (a ditadura militar brasileira).

Fabrice GILLES

Bonjour Vitor,

Je ne comprends pas ce que veut dire "que ultrapassa os minutos de sua narrativa" dans la description du forum. Pourrais-tu reformuler ? Merci.

mar, 27/09/2016 - 17:24 Permalien
sorkon

En réponse à par Fabrice GILLES

Se eu entendi direito, a ideia que se pretendia passar é que a conversa aqui deve tratar de assuntos periféricos ao filme, uma conversa mais abstrata, tratando-se de noções mais subjetivas. A expressão "que ultrapassa os minutos de sua narrativa" parece ser metonímica, tratando os "minutos" do filme como a parte concreta, objetiva... Espero ter ajudado, ademais, esperemos Vitor se manifestar, imagino que ele explicará melhor.

jeu, 06/10/2016 - 15:18 Permalien
Vítor Depieri Campos

En réponse à par sorkon

É isso mesmo. É um espaço para falarmos sobre as curiosidades dos filmes, seja de bastidor seja acerca dos profissionais envolvidos neles.

mar, 11/10/2016 - 00:54 Permalien
Leticia Gonzalez

No sé si estaré respondiendo bien a la consigna...pero en la película O ano em que meus pais saíram de férias, me pareció muy interesante la forma en que fue filmado. Osea, me gustaron mucho los movimientos de cámara, la forma en que a veces se mezclaba cámara lenta y cámara rápida. Y lo que más me gustó fue cómo se filmó la parte en que Mauro entrena para ser arquero de fútbol, y es filmado a travéz del reflejo de un espejode la habitación (1:07:40).

Y en Infancia Clandestina, me gustó mucho la inclusión de dibujos que retratan algunos de los momentos más significativos de  la película.

 

dim, 02/10/2016 - 16:57 Permalien
Vítor Depieri Campos

En réponse à par Leticia Gonzalez

Sim, é bastante interessante essas movimentações de câmera. Uma hipótese minha... O roteiro desse filme foi escrito pelo Cao Hamburguer (o diretor) com mais quatro roteirista. Desses quatro, dois (Bráulio Mantovani e Anna Muylaert) também são diretores. Então, acredito que a junção desses três olhares, especificamente, não só foi boa ao texto, como também enriqueceu muitíssimo a direção do filme.

mar, 11/10/2016 - 01:03 Permalien
azadeh

Les cinq films racontent la situation politique dans les années 70, dans cinq pays différents : la France, l’Italie, le Chili, l’Argentine, le Brésil et en particulier, ils se concentrent sur les familles qui s’engagent en politique et sur les conséquences pour les enfants et leur entourage. Les thèmes, en général, dans ces films sont l’histoire, la politique, l’enfance.

Les personnages principaux sont des préadolescents et des adolescents (entre 9 ans et 16 ans) qui font face à des situations dramatiques qui ne sont pas de leur âge comme par exemple la politique, la sexualité, l’amour, la guerre, la mort. Ils sont des victimes de l’idéologie des adultes. 

lun, 10/10/2016 - 20:34 Permalien