
A Secretaria de Estado de Educação (SEE) de Minas Gerais (Brasil), em parceria com a Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), convida os professores das Redes Públicas para uma formação em intercompreensão, ou seja, uma abordagem linguística e cultural ativa e comparativa, aplicada ao ensino das línguas românicas na escola. A intercompreensão entre as línguas românicas é uma alavanca para a educação linguística e intercultural, que procura desenvolver competências estratégicas para favorecer a aprendizagem através de uma reflexão sobre o funcionamento de línguas aparentadas. A implementação de tal abordagem plurilíngue no contexto educacional brasileiro (ensino fundamental II e ensino médio) pode contribuir significativamente para que os alunos desenvolvam competências e habilidades que corroboram tanto a proficiência em português, língua de escolaridade, quanto a aprendizagem do francês, do espanhol, do italiano ou de outras línguas da mesma família, ou não só.
O propósito deste espaço de trabalho é de facilitar o acesso aos documentos digitais da formação e as trocas entre os formadores e os formandos bem como com outros membros da rede MIRIADI e da APICAD (Associação para a Promoção da InterCompreensão À Distancia).

A formação ELMIC é uma ação do projeto DIPROlinguas: Distância e proximidade entre português, francês e outras línguas: potencial da reflexão comparativa (programa CAPES/COFECUB , Edital nº 04/2017, lançado em 01/01/2018 para 4 anos 2018-2021)