1. DESCOBRIR

Distribuir um textinho de 4 linhas em 5LE românicas diferentes a cada formando (es-fr-it-oc-ro): “O barqueiro, a cabra, o lobo e o molho de couves” sem a língua marcada: difícil? Qual o gênero? Qual a língua? Não precisa resolver tudo. Só notar que tem diferentes níveis de semelhanças. E sobretudo o fato que pedir para compreender um texto sem contexto, ainda mais em LE desconhecida, mesmo aparentada, pode ser bem complicado. 

Dar xerox do portfolio de Euro-Mania, p. 11, identificar as 7 línguas românicas e o latim entre 16  línguas. Discutir a posição do inglês (cf. palavras “divided, parts” comparadas com alemão “teilte”(?), “Teile”)

Perfil linguístico: sugestão, fazer um quadro geral perfil do grupo (L1, L2, L3 começou a estudar mais recentemente, L4 compreendidas mas não faladas, tirar foto) escrever as suas línguas no crachá

Distribuir partes diferentes de um texto dialogado em 5LE românicas (ca-es-fr-it-ro) para cada dupla (parte 1 de La verdadera historia da pizza de IR:)    

Obj: colocar em situação

pedir para ler e comentar (cf. arquivo instruções)

Ouvir uma vez em cada língua no site para concluir trocando impressões sobre oralidade (sotaque, distância oral/escrito, facilitação…)