Aller au contenu principal

O papel dos filhos na relação amorosa // La place des enfants dans le couple

Soumis par rafaelavianna le

Em vários dos filmes dessa sessão, a narrativa gira em torno de um casal em crise e, nesses momentos, não raro a figura dos filhos ocupa um papel importante. Em "Manuale d'amore", a personagem que é traída por seu marido, quando decide se separar dele, é confrontada com a seguinte questão por parte de um amigo: "E os seus filhos?", ao que ela responde "Eles continuarão a ter um pai, mas apenas uma mãe". Essa cena me fez pensar em um certo lugar-comum da nossa cultura, segundo o qual é melhor que o casal não se separe - mesmo que haja conflitos irreconciliáveis -, devido aos efeitos negativos que esse "desmembramento" da família poderia causar nos filhos. Nesse sentido, algumas pessoas se sentem obrigadas a permanecerem em relacionamentos deteriorados devido à presença de filhos, principalmente se eles são muito novos.

No filme "Pequeno dicionário amoroso", por outro lado, a personagem Luísa cogita ter um filho com Gabriel para salvar seu relacionamento. Assim, o filho é retratado como um potencial reavivador de um amor que começa a se apagar. É interessante notar que, em ambos esses casos, é a relação da mulher com os filhos que é ressaltada. Assim, no caso de "Manuale d'amore", é apenas a mulher que é cobrada no que diz respeito à reação dos filhos ao divórcio (sendo que a atitude do pai - trair - é a que efetivamente deve ser questionada); e, em "Pequeno dicionário amoroso", retrata-se o clichê da mulher desesperada pela maternidade, que pretende usar a gravidez como pretexto para manter a sua relação.

Acredito que esse tema também esteja presente em outros filmes da sessão (penso no casal de "Un novio para mi mujer") e gostaria de abrir o debate para pensarmos as diferentes formas que isso é abordado e de que modo essas representações remetem a uma certa concepção de mundo machista e patriarcal.

//

Dans de nombreux films de cette session, la narrative est concentrée sur un couple en crise et, dans ces moments, la figure des enfants surgit assez fréquemment. Dans "Manuale d'amore", quand le personnage de la femme trahie décide de quitter son mari, un ami lui demande "Et les enfants? Ils ont besoin d'un père", ce à quoi elle répond "Oui, mais d'une seule mère". Cette scène m'a fait penser à une idée reçue assez répandue dans notre société, selon laquelle il serait mieux que le couple reste ensemble (malgré de graves conflits), parce que la séparation pourrait nuire aux enfants. De cette manière, on se sent obligé à se maintenir dans des relations déchirées à cause des enfants, surtout quand ils sont plus petits.

D'un autre côté, dans le film "Pequeno dicionário amoroso”, Luísa veut avoir un enfant avec Gabriel pour sauver leur couple. Ainsi, l’enfant est représenté comme un potentiel sauveur de la relation amoureuse qui commence à entrer en crise. C’est intéressant aussi de souligner que, dans les deux cas, c’est le rapport de la femme aux enfants qui est représenté. D'ailleurs, dans le cas de “Manuale d’amore”, on ne reproche qu’à la femme de ne pas penser à ses enfants, alors que clairement l’action du mari a été beaucoup plus nuisible pour le couple. Dans “Pequeno dicionário amoroso”, le cliché de la femme qui veut un enfant désespérément  (et qui prétend l’utiliser comme prétexte pour que son mari ne la quitte pas) est renforcé.

Je crois que cette thématique est présente dans encore d’autres films de la session (notamment dans “Un novio para mi mujer”) et je voudrais ouvrir le débat pour qu’on puisse penser les différentes façons dont cela est abordé et de quelle façon ces représentations se placent dans une vision patriarcale du couple et de la famille.

 

MarieCarron

Bonjour, dans le film pane e tulipani on reproche à la jeune femme d'être une mauvaise mère et qu'elle a abandonné ses fils. Ce qui serait donc aussi il faut qu'elle reste avec son mari pour le bien être des fils et c'est pour cela que le mari demande à un détective de la retrouver, c'est aussi peut être pour transmettre une image de sa famille comme une famille que l'on peut dire "normé". Je n'ai pas l'impression que le mari et les fils font quelque chose pour la retenir car pour eux c'est évident qu'elle va rester pour eux. Contraairement à ce qu'on pourrait penser les fils peuvent comprendre qu'elle veuille vivre autre chose surtout qu'il est dans un âge de découverte et d'envie de vivre...

lun, 02/10/2017 - 15:01 Permalien
cursino.carla

En réponse à par MarieCarron

Bonjour, Marie,

Je suis d'accord avec votre impression. Mais pourquoi on pense que les femmes - et seulement les femmes - doivent être toujours disponibles pour la famille ? Moi, j'ai l'impression que c'est pas si grave quand le mari abandone sa femme et ses enfants. C'est quelque chose que la société accepte...

mar, 03/10/2017 - 09:48 Permalien
vir74

En réponse à par cursino.carla

Oui je suis d'accord avec le fait que c'est la femme qui doit toujours être disponible pour les enfants. C'est le poids du regard de la société qui pèse sur ces mères qui à bout prennent la fuite épuisées. Comme Lulu, elles redécouvrent des émotions oubliées et reprennent confiance en elle et s'affirme à nouveau. Si la femme vient à quitter le foyer pour travailler à nouveau ou se recentrer sur elle même, elle est violemment rappelée à l'ordre. La femme devient un outil de son foyer et plus une personne. Un homme qui fait la même chose, on lui trouvera toujours des raisons et des excuses. La femme doit lutter contre ces inegalités en rappelant à l'homme qu'il a également des responsabilités et un rôles à jouer dans l'éducation de ses enfants.

mer, 11/10/2017 - 23:39 Permalien
rafaelavianna

Bonjour!

Merci pour vos commentaires. Je suis tout à fait d'accord avec le fait que ce sont toujours les femmes qu'on culpabilise de ne pas s'occuper des enfants. Je pense aussi au film "Lulu femme lue": lorsque Lulu appelle sa fille aîné pour lui demander de s'occuper de ses petits frères, on voit bien que le mari ne participe pas tellement des tâches familiales, puisque Lulu demande de l'aide à sa fille, et pas à lui.

//

Olá!

Obrigada pelos comentários. Concordo que são sempre as mulheres que são colocadas em uma posição de culpa em relação à criação dos filhos. Isso é perceptível no filme "Lulu Femme Nue": quando Lulu liga para sua filha mais velha para lhe pedir que ela cuide de seus irmãos mais novos, vemos bem que o seu marido não participa muito das tarefas familiares, afinal, Lulu pede ajuda para sua filha, e não para ele. 

mar, 03/10/2017 - 14:44 Permalien
Mariana L Costa

En réponse à par rafaelavianna

Verdade, Rafaela! Essa posição ocupada pela mulher em "Lulu, femme nue" é uma forma de perpetuar a ideia de que quem cuida dos filhos, quem se ocupa verdadeiramente deles é sempre a mulher. A anulação do marido confirma essa ideia. Acho que a pressão é tão grande que a personagem não suporta e precisa viver fora de tudo aquilo um tempo, para recentrar, se (re)conhecer, se harmonizar, etc.

Acredito também que usar o (futuro) filho como uma maneira de salvar o casamento traz inúmeros prejuizos, sobretudo psicológicos, para as crianças envolvidas. Todavia, é uma espécie de "ferramenta" ainda usada em um momento complicado da vida do casal e a consciência cdos danos só costuma vir mais tarde, infelizmente.

mer, 04/10/2017 - 21:00 Permalien
rafaelasiqueira

Eu penso que, às vezes, muitos pais pensam que ter filhos pode ser a solução para os problemas de casal e que uma criança é capaz atém mesmo de "salvar um casamento". No entanto, isso não é tão simples. Às vezes é preciso resolver os próprios problemas e os problemas do casal antes de ter filhos, porque, caso contrário, os pais acabam projetando suas frustrações e os filhos crescem em um ambiente que pode não ser tão agradável para o seu crescimento. No caso dos filmes, essa discussão sobre ter ou não filhos esteve presente em alguns momentos, principalmente em Manuale d'amore e Un novio para mi mujer e é muito importante pensar no lugar dos filhos em relacionamentos problemáticos. 

mar, 03/10/2017 - 15:52 Permalien
rafaelavianna

Concordo, gente! Acho que seria interessante, para o trabalho final, fazer uma entrevista com casais com filhos, perguntando-os como a presença deles afeta a relação. Poderíamos observar como isso ocorre em cada cultura, mas também individualmente (a diferença, por exemplo, entre casais mais jovens e casais que estão há muito tempo juntos...). 

dim, 08/10/2017 - 13:57 Permalien
isabelchaves

Muitos casais decidem ter filhos como uma solução para os problemas amorosos, achando que isso os reaproximará, ao criar, assim, como disse a Ana, um "laço eterno". Se uma pessoa só já é complicada, a vida à dois n'est pas évidente, quem dirá a três ou mais... envolver mais uma pessoa (inocente) em um conflito poderá talvez unir o casal até certo ponto, mas como disse nossa colega, causará problemas futuros, já que criar um filho pode ser muito estressante e gerar ainda mais conflitos com relação à sua educação, etc... trazendo assim problemas nao só para o casal mas para a criança.

lun, 09/10/2017 - 21:31 Permalien
arthur

Il est vrai que l'enfant dans les films comme dans la réalité est souvent une barrière de plus à la séparation. Mais comme dans "Les Trois frères" ou dans la famille Byers dans la série Stranger things, l'enfant ou les enfants n'ont pas empêchés les parents de se séparer/divorcer.
 

mer, 08/11/2017 - 19:02 Permalien