Aller au contenu principal

Recherche fils et genres délibérément... Remue-méninges, chuva de idéias, pensieri in libertá, lluvia de ideas, brain-storming

Diretrizes gerais

Neste primeiro fórum da fase 2 COPRODUÇÃO E CENÁRIO, nós vamos definir as linhas temáticas (os fios temáticos/les fils thématiques) e os tipos das produções finais.

À la suite de cela, nous formerons des groupes de travail plurilingues (des GT) constitués de membres des différentes équipes pour publier nos productions sur le web social (Wikipedia, adorocinema, allocine, YouTube, etc...). 

Mais au préalable, ici, nous devons brainstormer, cogiter, nous creuser la cervelle, carburer du ciboulot, phosphorer..., ensemble, bien sûr (l'esprit de groupe! c'est notre force ;-), pour trouver des idées de réalisation qui aient un lien avec la sélection de 5 films et leurs thématiques.[[{"fid":"1198","view_mode":"default","type":"media","field_deltas":{"1":{}},"fields":{},"attributes":{"height":"393","width":"294","style":"width: 150px; height: 200px; float: right;","class":"media-element file-default","data-delta":"1"}}]]

Aqui estão algumas sugestões entre tantas outras possíveis:

  • comentário crítico elaborado
  • didatização de uma sequência dos filmes ou de materiais a eles relacionados
  • montagem e gravação de uma sequência ou de um diálogo dos filmes (ou inspirado pelos filmes)
  • rubrica de uma enciclopédia online
  • proposta de um novo roteiro
  • entrevistas
  • legendagem de sequências
  • sinopses
  • ensaio
  • foto-novela
  • blog cinéfilo
  • relatório de síntese das trocas e opiniões
  • ...

Ces suggestions vous intéressent ? Vous voulez faire une autre proposition ? Cliquez sur "NEW TOPIC" ci-dessous et lancez les discussions en présentant votre idée. S'il y a déjà des TOPICS, entrez-y et dites ce qui vous intéresse. Pourquoi ? Qu'est-ce qui est faisable ? Qu'est-ce qui ne l'est pas ? Inspirez-vous des 5 "eixos" (axes ou catégories) proposés ci-dessous et dites dans lequel se situe votre proposition.

[[{"fid":"1199","view_mode":"default","type":"media","field_deltas":{"2":{}},"fields":{},"attributes":{"height":"440","width":"336","style":"width: 153px; height: 200px; float: left;","class":"media-element file-default","data-delta":"2"}}]]A NOS AVIS! A NOS IDÉES! 

"Tout le monde n'a pas eu la chance d'avoir des parents communistes" mais ça n'empêche pas d'avoir des idées, "c'est pas parce qu'on a rien à dire qu'il faut fermer sa gueule"! ;-)[[{"fid":"1200","view_mode":"default","type":"media","field_deltas":{"3":{}},"fields":{},"attributes":{"height":"433","width":"334","style":"width: 139px; height: 180px; float: right;","class":"media-element file-default","data-delta":"3"}}]]

 

 

 

 

Sugestão de 5 possíveis eixos em torno dos quais poderiam ser realizadas as produções finais:

Eixo 1) CRÍTICA E ANÁLISE PARA CINÉFILOS ROMANÓFONOS.

Textos narrativos, descritivos, argumentativos e opinativos para publicação em rede (wikipedia, facebook, sites de críticas de cinema etc)

Sugestão: nos fóruns da sessão, vocês tem realizado reflexões muito articuladas, pertinentes, de grande sensibilidade e densidade crítica. Esses textos poderiam ser reelaborados e adaptados para publicação em rede nas várias línguas da sessão, na forma de 1) comentários em sites de cinema 2) sinopses 3) resenhas 4) criação ou alimentação de rubricas em enciclopédias online.

Eixo 2) CONTEÚDOS DIDÁTICOS PARA  FORMAÇÃO ROMANÓFONA

Didatização de uma sequência dos filmes ou de materiais (em áudio, vídeo ou escrito) a eles relacionados tais como: entrevistas com atores e diretores, críticas, resenhas etc.

Sugestão: muitos de vocês são professores ou em breve se tornarão professores de línguas ou de outras áreas. Levando em conta seus respectivos contextos, elaborem sugestões de atividades de formação para aprendizagem das línguas da sessão (uma unidade didática, por exemplo) ou para outros conteúdos de outras áreas do conhecimento: antropologia, história, política, educação, sociologia, pedagogia, psicologia etc. As atividades serão disponibilizadas para consulta no “espaço de formação” da plataforma Miriadi e ou em outros espaços relacionados à intercompreensão.

Eixo 3) PRODUÇÃO ARTÍSTICA ROMANÓFONA

Elaboração de conteúdos relacionados ao gênero cinematográfico

Sugestões:

1) produção de um curta (mesmo curtíssima!) metragem : encenação, montagem e gravação de uma sequência ou diálogo dos filmes (ou inspirado pelos filmes) usando as “novas mídias”.

2) histórias que se cruzam: proposta de redação de um roteiro ou fragmento de roteiro plurilíngue que coloque em diálogo elementos das diferentes tramas e/ou personagens dos diferentes filmes (ex: Tana encontra Tommaso; Lulu encontra Tenso na Argentina...)

3) legendagem de sequências e redação dos copiões ou trechos dos copiões nas várias línguas

Eixo 4) INTERLOCUÇÃO ROMANÓFONA

Produção de conteúdos que visem à descoberta dos sujeitos que trabalharam na realização dos filme e constam da “ficha técnica” (diretores, roteiristas, atores, fotógrafos, autores dos livros e biografias nas quais os roteiros se basearam etc.) ou entrevistas de sujeitos:casais romanófonos sobre umaou várias temática(s) dos filmes

Sugestão: proposta de entrevistas a esses sujeitos que gostaríamos tanto de conhecer e saber por onde andam! Por email, skype ou (magari addirittura!!!) presencialmente.

Eixo 5) REFLEXÃO COMPARATIVA ROMANÓFONA

Elaboração de um breve ensaio, monografia ou artigo (entre 10 a 15 páginas) de cunho intercultural com bibliografia plurilíngue, em formato acadêmico, que relacione as culturas romanófonas sobre um ou vários temas (ex: a construção dum gênero feminino romanófono) a partir dos filmes analisados. Os textos serão disponibilizados para consulta na “biblioteca” da plataforma Miriadi e/ou em outros espaços intercompreensivos ou de formação para a intercompreensão.

FORUM Recherche fils et genres délibérément... 

Sujet de discussion 1: A perda da autoconfiança

Sujet de discussion 2: O papel dos filhos na relação amorosa // La place des enfants dans le couple

Sujet de discussion 3: Repensar as relações

Sujet de discussion 4: La vision du couple : aspect culturel

Sujet de discussion 5: Est-ce qu'on perd sa liberté dans une relation amoureuse?

Sujet de discussion 6: la perception de la beauté à travers les différentes cultures

Sujet de discussion 7: Petites recettes, bonnes pratiques et nobles pensées pour fonder une belle vie à deux

Sujet de discussion 8: La place de la femme dans nos cinq films

New topic

Sujet Comment count Dernier commentaire
La lassitude dans une relation amoureuse
par LaetitiaH le
2

Oi gente! Eu acho que como tudo na vida há momentos de lasitud, nao só com o amor do casal, mas com o amor en geral.

mer, 18/10/2017 - 22:13 Permalien
Agustina
Petites recettes, bonnes pratiques et nobles pensées pour fonder une belle vie à deux
par Mathilde Anquetil le
4

Carino questo tema, noi vecchie signore (ah ah ah) in effetti ci poniamo spesso questa domanda.

Io personalmente posso dire che dopo tanti tanti anni di convivenza con lo stesso uomo, padre di mio figlio, ci sono ancora tanti momenti piacevoli da condividere.

dim, 15/10/2017 - 20:02 Permalien
MADDALENA DE CARLO
La vision du couple : aspect culturel
par LouiseRousselot le
7

Sono d'accordo con te, nei film è il regista a delineare la situazione della coppia e a decidere chi sarà il/la più "forte" e chi in posizione di debolezza (perché è sempre così nelle coppie, no?).

mar, 17/10/2017 - 09:04 Permalien
sandrag