Groupe de travail: GT Ensayo 2 La recherche de l’identité

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Groupe de travail (GT) Ensayo 2 La recherche de l’identité    

Los momios (en Machuca);  la pequeña momia (Anna); cara de frutilla, pituco (Gonzalo). 

Juan recebeu esse nome em homenagem a Juan Domingo Perón, mas a avó, antiperonista, recusando-se a aceitar que o neto tenha o nome do capitão, prefere tratá-lo carinhosamente por pollito ; Juan passa a se chamar Ernesto no reencontro com os pais que regressam de Cuba, em homenagem ao comandante argentino Ernesto (el Che) Guevara.

Afetivamente, ele é também chamado pelo pai de changuito, que conota um regionalismo argentino. Pedro Machuca tem o seu pré-nome traduzido  em inglês pelos colegas e pela professora; na escola e na casa de Gonzalo ele é  Peter. E Accio (dal latino accire – fare venire; Accio è pure un incatesimo di appello di Harry Potter...sì, le parole e i nomi viaggiano… ) ; Anna também descobre parte de sua identidade de família quando entende o significado do sobrenome paterno De la Mesa...

                                                                               

                                                                         

Proposta: análises das marcas linguísticas que remetem à relação com a alteridade. Algunos términos de alteridad (Córdoba) marcas linguísticas que revelam as relações de oposição entre insiders e outsiders (annatvm UFMG) estão presentes em todos os filmes e parecem  apontar na direção de uma temática transversal: la recherche de l’identité (Ca'Foscari).

                                                                                                                                            

Comme cela est indiqué sur la page d'accueil de la phase, la principale tâche à effectuer durant cette "Fase 3. ELENCO e ROTEIRO – CASTING  e COPIONE - SCRIPT - GUION TECNICO", est l'élaboration d'un plan de travail / a elaboração de um plano de trabalho pour le vendredi 4 novembre au plus tard.

Os nomes e apelidos dos protagonistas também permitem conjecturar sobre o tema. Mauro, filho de pai judeu, mas não educado na tradição judaica, é chamado de goi (gentio)  por Shlomo, que ao vê-lo fazer xixi em uma planta, percebe que o menino não tinha feito o briz (ou brit milá- a circuncisão); Mauro se irrita quando é chamado de Moshele (Moisés), o trazido pelas águas, de origem desconhecida. Ninguém lhe explica nada. 

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Commentaires

Hola, como están? Me llamo Anna, soy brasileña y estudio el francés en la universidad. Pues, escribo en español porque creo que ustedes sean la mayoría! Mas também podemos conversar em português ou outra língua, se desejarem! Criei um forum para podermos conversar melhor sobre a estrutura do trabalho. Por favor, deem uma olhada quando puderem! Abraços! :)

Oi Anna, como você esta? Me chamo Julie e sou francêsa, falo espanhol e português também. Qual é o forum que você criou? Ainda não entendo bem a estrutura deste site! Foi você que criou o grupo de trabalho sobre a "recherche de l'indentité"? Quando é que poderiamos conversar todos para organizar o trabalho? Abraços

Oi Julie! Tudo bem, e você? Bem vinda ao nosso grupo! :) O fórum que eu criei se chama "Fórum para o plano de trabalho", o link é esse: https://www.miriadi.net/romanofonia-e-cinema/forums/forum-para-o-plano-t.... Não fui eu que criei o grupo de trabalho, creio que tenha sido a Regina. Ela administra o curso junto com o Christian. Bom, como o deadline para entregar o plano de trabalho se encerra na sexta-feira (04/11), sugeri que nos encontrássemos hoje aqui no Miriadi para escrevermos juntos. Já comecei a utilizar o pad (https://www.miriadi.net/romanofonia-e-cinema/pad/pad-discussoes-para-o-p...). Se precisar de algo, pode me contatar por email (annatvm@hotmail.com) ou Skype (anna.terra.veloso). À bientôt!

Oi! so vejo tua mensagem agora, me esqueçi da data deadline! Vou te mandar uma mensagem pelo e-mail, posso? Abraços, à bientôt 

Ola, me chamo Camille e sou francesa. Falo português e espanhol também, mas prefiro escrever em francês para que seja mais claro.

J'effectue un travail en classe sur le thème de la recherche de l'identité et avec d'autres élèves nous avons choisi de réfléchir à cette problématique en nous basant sur les films "O ano em que os meus pais sairam de ferias", et "Mi amigo Machuco". A travers les yeux des enfants, Mauro et Gonzalo, nous voyons comment la dictature change petit à petit leur comportements et leurs idées, ce qui contribue à affirmer leur propre identité.

Dans Mi Amigo Machuco, Gonzalo (petit bourgeois d'origine anglaise) et Pedro (un enfant du peuple) symbolisent deux classes sociales opposées. Pourtant, malgré les règles sociales et les valeurs transmises par leur famille qui leur enseignent de ne pas se mélanger, Gonzalo et Pedro se lient d'amitié. Au contact de Pedro, Gonzalo va peu à peu avoir une perspective différente de sa famille. Il va se rapprocher des pauvres et des opposants à la dictature. Cette amitié va complètement changer ses idées. Après avoir été confonté au quotidien des pauvres et à une fusillade dans la favela, sa personnalité en restera marquée à jamais. Finalement, ce film raconte comment Gonzalo se forge sa propre identité, malgré les préjugés sociaux et l'horreur de la dictature.

En ce qui concerne "O ano em que os meus pais sairam de ferias", nous assistons également à l'affirmation de la personnalité d'un enfant dans un contexte de dictature. Abandonné dans un environnement inconnu, dans un autre Etat du Brésil, une autre ville, chez un vieil homme juif et sans nouvelles de ses parents, comment le petit Mauro réussit-il à se construire? Il est adopté par la communauté juive, qui lui donne un nouveau nom... Il suit les enfants du quartier, qui l'embarquent dans leurs jeux bien loin de ses préoccupations... Il rencontre des opposants à la dictature, dont il ne comprend pas bien les principes puisque personne ne peut lui expliquer clairement ce qui se passe sous peine de se faire arrêter... Au début, Mauro est totalement perdu au milieu de tous ces événements chaotiques. Mais finalement, l'idée de revoir ses parents le jour de la coupe du monde règle son quotidien et lui donne un objectif. Sa passion pour le foot, ses rencontres et l'amour de ses proches vont le faire grandir, lui apprendre à se débrouiller et à affronter ce contexte de dictature sans perdre espoir. Ces mix culturel et idéologique vont construire sa propre identité.

Ces film racontent donc les histoires d'enfants ballotés entre des cultures et des idées politiques opposées. Malgré les différences qui marquent leur vie et qui ne font pas toujours sens, ils parviennent à se construire et à choisir l'orientation qu'ils veulent donner à leur vie. Nous pouvons en tirer une morale de tolérance et de partage: notre identité ne nous est pas imposée par notre culture ou nos origines, mais elle se forme selon nos choix et les rencontres que nous faisons. Au final, c'est à nous qu'il revient de décider des idées que nous voulons suivre et des personnes que nous souhaitons devenir.

C'est un bon texte Camille. Je ne crois pas en revanche que l'on puisse dire que Gonzalo est un "petit bourgeois d'origine anglaise", je crois qu'il est tout ce qu'il y a de plus chilien. Peut-on dire par ailleurs que Mauro est "adopté par la communauté juive"? Ça se discute. C'est la communauté d'origine de ses parents, mais c'est vrai qu'ils ne l'ont pas élevé pour en faire partie...

Olá, todos! Meu nome é Augusto e sou estudante de Letras na USP, voltado para a linguística. Consigo entender bem o inglês e, razoavelmente, espanhol. Mas, vou preferir interagir aqui em português mesmo. 

Camille, pelo que consegui entender do que você escreveu em francês, concordo com seu pensamento sobre a identidade presente em ambos os filmes. Entretanto, acredito que esse ponto se destaca ainda mais na obra: "O ano em que meus pais saíram de férias". Através de Mauro, podemos observar o drama de uma criança crescendo em um período de alta instabilidade política e de pouca liberdade, como a ditadura militar. 

Na ausência de seus pais e com a morte de seu avô, Mauro fica perdido, sem uma figura familiar. Essa falta é preenchida por Shlomo, que acaba assumindo uma figura paterna para o menino, apesar de no início não se sentir confortável com a presença dele. Dentro da nova comunidade, além dele ganharum novo nome, como Camille apresentou, ele passa a adquirir novos hábitos, com por exemplo, uma nova alimentação.

Nessa ambiente, a criança constantemente busca uma imagem com a qual se identificar, mesmo inconscientemente. Como pode ser observado com o seu desejo de se tornar goleiro, que acaba adquirindo por querer parecer com Edgar, um adulto que passa a idolatrar, tanto por sua personalidade, quanto por sua relação com Irene. Dessa forma podemos observar o surgimento de uma nova imagem referente a Mauro, que é composta  de maneira diversificada. 

 

Oi, sou a Claudia e falo português e inglês, mas vou escrever em português.

Sobre O ano em que meus pais saíram de férias, várias coisas me chamaram a atenção em relação à construção da identidade da personagem principal. Uma das coisas foi as pessoas os chamarem por um nome relacionado à crença judaica e ele no início várias vezes reafirmar que seu nome é Mauro. Com o passar do filme, ele não corrige mais ninguém, como se tivesse aceitado aquele nome para si. 

A cena em que ele começa a mexer nas coisas do avô, vê fotos do avô e do pai e começa a usar o chapéu, também me pareceu forte nesse aspecto. Ele tentando encontrar identidade ao se aproximar das coisas de sua família, um pouco como proteção naquele mundo novo em que ele estava e também em contraposição à nova identidade que ele lhe era imposta na nova realidade que vivia.

Uma cena que também me marcou quanto a isso, foi quando a Irene vai deixar o Mauro em casa e ele pela primeira vez não se vê em uma posição inferior diante das outras crianças. Me pareceu que aquele foi o momento do filme em que ele começou a aceitar a nova situação e se estabelecer da melhor forma possível nela, poi depois começou a interagir e a aceitar as novas pessoas ao seu redor. Talvez tenha sido uma "injeção de segurança" para que ele começasse a lidar com tudo.

Para mim, em Machuca, diferentemente do que acontece em O ano em que meus pais saíram de férias, a questão acaba se voltando mais para a política e o dinheiro. Em O ano em que meus pais saíram de férias há uma cena em que as crianças confrontam Mauro sobre a situação de seus pais e há o envolvimento o Italo e tudo o mais, mas acho que a questão política fica mais como pano de fundo.

Em Machuca há sempre um trabalho de dualidade entre a realidade de Pedro e Gonzalo, muito carregada da questão social e financeira. Bem marcada na cena em que Gonzalo ofende Pedro e Silvana com os nomes que ouviu dos adultos, transferindo a questão política para a relação deles. Apesar da questão psicológica das crianças ainda ser o principal, a política me saltou mais aos olhos nesse filme, enquanto em O ano em que meus pais saíram de férias me pareceu mais forte a "questão interna" da criança, por assim dizer.

Olá, meu nome é Letícia Fagnani, sou brasileira e estudo Letras na USP. Falo português e inglês, mas prefiro escrever em português.

Algo que me chamou atenção ao assistir esses filmes é como a criança lida com a sociedade à sua volta. É como se houve três circulo, a criança no seu crescimento, a família e a sociedade (marcada muito pela escola); a criança sempre observando os outros dois núcleos tentando compor um cenário. Entre as amizades e laços familiares que vão se desenvolvendo e refletindo as questões políticas da ditadura, penso nisso pela comparação entre os  filmes Machuca e Infância Clandestina.

No filme Infância Clandestina a criança parece ficar dividida entre sua vida nova e a verdade de sua família, seus ímpetos infantis e os pesos familiares. Esse meio termo em que se encontra o torna mais maduro, cuidando de sua irmã e se preparando para fugir de casa, num conflito de ser muito novo para participar dos debates familiares e levando restrições e segredos para sua vida "pública" na escola.

No Machuca também, a criança fica dividida entre sua família e os novos amigos, que representam posições políticas opostas. Interessante notar como a criança vai moldando sua identidade conforme ele passa tempo com um núcleo ou outro, tentando respeitar sua posição dentro daquelas relações e percebendo as hipocrisias de um e de outro, que posição tomar? A cena na qual sua mãe e sua amiga brigam durante a manifestação exemplifica bem o conflito entre núcleos, posições e da sua relação com ambas.

No meio dessas ambiguidades as crianças procuram sua identidade, entender como o mundo funciona e como irão se encaixar nele. Em épocas de forte repressão, os conflitos emergem coagindo os infantos a tomarem decisões e posturas, a formarem sua identidade. 

Olá, pessoal. Meu nome é Júlia. Sou aluna de Linguística e Português da USP e trabalho com tradução de textos.

Acho interessante o fato de os filmes analisados tratarem de crianças pois aponta para um momento de extrema relevância na constituição do sujeito como tal. A partir da educação, isto é, da inteposição dos valores dos pais e daqueles contribuindo para com a educação de uma criança, é que o mundo e o próprio sujeito ganha formas e nuances. 
A questão tratada em Machuca não é exclusiva do contexto nem do local, pois ilustra uma situação recorrente no mundo moderno principalmente: a da diferença social e principalmente suas consequências e valorações. Machuca aponta para o cerne do direito à educação que continua nos dias de hoje: o que limitaria ou dificultaria a convivência de classes diferentes no mesmo contexto escolar?, e não somente isso, mas nos faz pensar em quais seriam os frutos de tal convivência. Figuras como o padre/diretor da escola têm papel importantíssimo nessas questões sociais, pois são figuras que lutam, ainda que sozinhos, sem se deixar abater pela maioria, que em geral se conforma.

Em O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias retrata a partir de pequenos detalhes o contexto à sua época. No que se refere a identidade, novamente, configura-se de maneira bastante clara o mundo para um menino (Mauro) deixado na casa dos avós durante a ditadura militar, isto é, a sua perspectiva, ainda que não seja a única no filme. Mauro, como qualquer criança em sua idade, busca apoio, segurança e identidade em seu sentimento de solidão e estranheza, sentimentos esses que lhe constituirão como pessoa/sujeito.   

Oi gente! Eu e a Lucile (que esta na mesma aula do que eu) nos esquecimos da data final pra o plano de trabajo, mas gostariamos de trabalhar com esta tematica de "recherche de l'identité". Quando entro na pagina "Plano de trabajo del GT Ensayo 2" não vejo nada. Ja falei com a Anna que me ajudou muito (e ela me falou da ideia de fazer um encontro no skype com todos e me pareceu legal) mas agora si alguem puder me ajudar com esse problema (alguem que conhece o problema o que sabe como funciona a plataforma miriadi), agradeceria muito! Obrigada jà! Bonne journée, abraços 

Olá pessoal! Me chamo Rafael Mattoso, sou brasileiro e sou aluno de Linguística e Português da USP. Falo inglês é um pouco de espanhol, mas prefiro escrever em português. 

Em O Ano Que Meus País Saíram de Férias, é interessante notar 2 aspectos de formação de uma identidade: a de Mauro, que ao se deparar com novas situações e adversidades tem que crescer, amadurecer e tornar-se um indivíduo no mundo; e também uma identidade brasileira, dada a forte presença do futebol no filme, símbolo da identidade nacional brasileira.

Hola, Larissa y yo propusimos cosas en el plan de trabajo pero no sabemos quien las borró. Como ya pusimos de nuevo en el plan de trabajo proponemos ayudar en la introducción, teoría y conclusión. Por favor les pedimos sus nombres de facebook o mails para comuniarnos por ahí y hacer un grupo ya que en "miriadi" nos cuesta trabajo, la plataforma no funciona bien. 

Muchas gracias.

Bonjour tout le monde.

Je m'appelle Erine et je viens de m'inscrire a ce groupe.Je suis une etudiante francaise, j'aurais aimé savoir quelle etait le plan de travail a rendre et le travail a faire.

Bonne journée a tous.

Bonjour Erine,

Cliquez dans le Plano de Trabajo del GT 2 et indiquez-y ce que vous allez faire.

Voici ce qui est écrit pour l'instant :

Organisation du GT (répartition des rôles, rythme de réunion, production de comptes rendus...)  : 
 

Introdução (problemática, objetivos gerais e específicos, hipótese, teoria, filmes, metodologia, resultados esperados, etc): STEPHANIE, LARISSA, LINA

Teoria (Fredrik Barth/Harald Eidheim, antropologia): LARISSA, ANNA

Identidade e suas perspectivas: 1. O papel da sociedade; 2. Identidade e o papel da família; 3. Identidade e o despertar sexual; 4. As implicações do contexto político para a identidade: DIEGO, SARAH, LINA

Conclusão (resumo do que foi escrito, confirmação ou não da hipótese, etc): STEPHANIE, ANNA

Bon travail à tous !

Olà gente,

Où en êtes-vous? Votre plan de travail est bien rempli mais je ne vois pas trace de votre activité de réalisation depuis le 7/11 et le début de la phase 4, bref, je ne vois pas où et comment vous allez le concrétiser. Peut-être en externe comme l'a suggéré Stéphanie ci-dessus le 9/11? 

Je vous rappelle en tout cas qu'il vous reste 5  jours pour réaliser votre production finale puisque cela est demandé pour le 27/11. 

N'oubliez pas non plus que pour le 27/11 il faut aussi remplir un résumé sur la page CADERNO DE RESUMOS de "Romanofonia e cinema"  

https://www.miriadi.net/node/1555

Mais je vois qu'il est prévu que ce soit Larissa et Stéphanie qui le fassent. Très bien, dites-nous simplement où en est l'écriture de l'Ensaio monolíngue. Le calendrier du plan de travail a-t-il été suivi?
7/11 au 13/11 : Pesquisa e compartilhamento de informações
14/11 au 20/11 : Processo de escrita e reunião dos subgrupos
21/11au 26/11 : Finalização da escrita e junção das partes com a presença de todo o grupo

Bonne continuation!

Hola! Larissa y yo hicimos una parte de la introducción de las dos películas, dejamos unos espacios para que los demás puedan trabajar. Gracias.
 

Stephanie Kohab

Larissa Flores

Introduction « Machuca » :

-Problématiques :

*Le coup d'état contre Salvador Allende.

*L'inégalité sociale au Chili dans les années ‘70’s.

*La force militaire qu’agresse aux civiles de classe inférieure.

*Comment la classe sociale haute reste «intacte» malgré la révolte sociale.

-Objectivés générales et spécifiques :

*Montrer ce qu'était la vie au Chili dans les années 70’s.

*Montrer des différences de classes sociales.

*Montrer le climat politique des années 70’s au Chili.

*Montrer l'intimidation envers les enfants de la classe inférieure.

*Montrer les types de manifestations qui avaient.

*Des problèmes communistes et capitalistes.

-Hypothèse :

*1973 - La manifestation en contre du président Allende. La destruction des bâtiments historiques importants par les forces armées dans le centre de la ville de Chili.

-Théorie :

-Filmes : Directeur Andrés Wood Montt (Santiago, 14 septembre 1965).

*Romance (1992), cortometraje.

*Reunión de familia (1994), cortometraje.

*Historias de fútbol (1997).

*El desquite (1999).

*La fiebre del loco (2001).

*Machuca (2004).

*La buena vida (2008).

*Violeta se fue a los cielos (2011).

*Ecos del desierto, miniserie para Chilevisión (2013).

*Ramona, serie de TV.

-Méthodologie :

-Résultats attendus :

*Le film a été sélectionné pour représenter l'Amérique latine au 57e Festival de Cannes, en recevant une mention spéciale.

 

Introduction ”Mio Fratello è Figlio Unico”:

-Problématiques :

*Le fascisme.

*Le communisme.

*Le « camicie nere ».

-Objectivés générales et spécifiques :

*Montrer la vie en Italie dans les années 60’s.

*Montrer les différences entre les communistes et les fascistes.

*Montrer la vie d'une famille avec un enfant fasciste et un enfant communiste.

*Montrer la division du pays.

-Hypothèse :

*Les années ‘60’s - La naissance d’une nouvelle classe ouvrière.

-Théorie :

-Filmes : Directeur Daniele Luchetti (Roma, 26 juillet 1960).

*Domani accadrà (1988).

*La settimana della sfinge (1989).

*Il portaborse (1991, protagonista: Nanni Moretti).

*Arriva la bufera (1993).

*La scuola (1994).

*Piccoli Maestri (1998).

*Dillo con parole mie (2003).

* Mio Fratello è Figlio Unico (2006.

-Méthodologie :

-Résultats attendus :

Aquí también está mi parte de la conclusión de las dos películas.

Stephanie Kohab

Conclusion « Machuca »:

 

-Le film est très bon, car il projette la réalité de la façon dont les gens vivaient dans les années 70’s au Chili.

-Il est très intéressant de voir la réalité et apprendre des choses que nous ne savons pas les différentes cultures et pays à travers le monde.

-La division des classes sociales a toujours été présente dans notre société et de voir comment cela peut séparer une amitié est une triste réalité.

-Il est très pénible de voir comment l'armée a repris le village et prendre la vie comme si les gens ne sont pas importants.

-Il est également intéressant que le film se déroule dans une école religieuse.

 

Conclusion ”Mio Fratello è Figlio Unico”:

 

-Le film dépeint la vie des Italiens dans les années 60’s très bien.

-Il est très intéressant de voir les différences entre les fascistes et les communistes en deux frères.

-Le film est très fort de voir parce que vous sentez que vous vivez la situation ainsi que les acteurs.

-La fin est très triste, mais elle montre aussi la réalité de ce qui se passait en Italie.

-Je trouve qu'il est très important de voir comment la vie d’Accio à changé depuis son enfance, est très important voir la transition de sa vie pour bien comprendre la situation da vie dans Italie. 

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