Recherche fils et genres délibérément... sur 5 axes

Diretrizes gerais

Neste primeiro fórum da fase 2 COPRODUÇÃO E CENÁRIO, nós vamos definir as linhas temáticas (os fios temáticos/les fils thématiques) e os gêneros das produções finais.

À la suite de cela, nous formerons des groupes de travail plurilingues (des GT) constitués de membres des différentes équipes pour publier nos productions sur le web social (Wikipedia, adorocinema, allocine, YouTube...). 

Mais au préalable, ici, nous devons brainstormer, cogiter, nous creuser la cervelle, carburer du ciboulot, phosphorer..., ensemble, bien sûr (l'esprit de groupe! c'est notre force ;-), pour trouver des idées de réalisation qui aient un lien avec la sélection de 5 films et leurs thématiques.

Aqui estão algumas sugestões entre tantas outras possíveis:

  • comentário crítico elaborado
  • didatização de uma sequência dos filmes ou de materiais a eles relacionados
  • montagem e gravação de uma sequência ou de um diálogo dos filmes (ou inspirado pelos filmes)
  • rubrica de uma enciclopédia online
  • proposta de um novo roteiro
  • legendagem de sequências
  • sinopses

Ces suggestions vous intéressent ? Vous voulez faire une autre proposition ? Cliquez sur "NEW TOPIC" ci-dessous et lancez les discussions en présentant votre idée. S'il y a déjà des TOPICS, entrez-y et dites ce qui vous intéresse. Pourquoi? Qu'est-ce qui est faisable? Qu'est-ce qui ne l'est pas...?

A NOS AVIS! A NOS IDÉES! 

"Tout le monde n'a pas eu la chance d'avoir des parents communistes" comme Anna dans la faute à Fidel mais ça n'empêche pas d'avoir des idées! 

 

 

 

 

Lembrete dos 5 possíveis eixos em torno dos quais poderiam ser realizadas as produções finais:

EIXO 1) CRÍTICA E ANÁLISE PARA CINÉFILOS ROMANÓFONOS.

Textos narrativos, descritivos, argumentativos e opinativos para publicação em rede (wikipedia, facebook, sites de críticas de cinema etc)

Sugestão: no fórum da fase 1 vocês estão realizando reflexões muito articuladas, pertinentes, de grande sensibilidade e densidade crítica. Esses textos poderiam ser reelaborados e adaptados para publicação em rede nas várias línguas da sessão, na forma de 1) comentários em sites de cinema 2) sinopses 3) resenhas 4) criação ou alimentação de rubricas em enciclopédias online.

EIXO 2) CONTEÚDOS DIDÁTICOS PARA  FORMAÇÃO ROMANÓFONA

Didatização de uma sequência dos filmes ou de materiais (em áudio, vídeo ou escrito) a eles relacionados tais como: entrevistas com atores e diretores, críticas, resenhas etc.

Sugestão: muitos de vocês são professores ou em breve se tornarão professores de línguas ou de outras áreas. Levando em conta seus respectivos contextos, elaborem sugestões de atividades de formação para aprendizagem das línguas da sessão (uma unidade didática, por exemplo) ou para outros conteúdos de outras áreas do conhecimento: antropologia, história, política, educação, sociologia, pedagogia, psicologia etc. As atividades serão disponibilizadas para consulta no “espaço de formação” da plataforma Miriadi e ou em outros relacionados à IC.

EIXO 3) PRODUÇÃO ARTÍSTICA ROMANÓFONA

Elaboração de conteúdos relacionados ao gênero cinematográfico

Sugestões:

1) produção de um curta (mesmo curtíssima!)metragem : encenação, montagem e gravação de uma sequência ou diálogo dos filmes (ou inspirado pelos filmes) usando as “novas mídias”.

2) histórias que se cruzam: proposta de redação de um roteiro ou fragmento de roteiro plurilíngue que coloque em diálogo elementos das diferentes tramas e/ou personagens dos diferentes filmes (ex: Anna De la Mesa encontra Accio; a família de Anna encontra Machuca e Gonzalo no Chile; Mauro se exila no Chile e conhece Anna...)

3) legendagem de sequências e redação dos copiões ou trechos dos copiões nas várias línguas

EIXO 4) PESQUISA E INTERLOCUÇÃO ROMANÓFONA

Produção de conteúdos que visem à descoberta dos sujeitos que trabalharam na realização dos filme e constam da “ficha técnica”: diretores, roteiristas, atores (as crianças: onde estão elas hoje? o que fazem?), fotógrafos, autores dos livros e biografias nas quais os roteiros se basearam etc.

Sugestão: proposta de entrevistas a esses sujeitos que gostaríamos tanto (eu sim!! Muito!!) de conhecer e saber por onde andam! Por email, skype ou (magari addirittura!!!) presencialmente.

EIXO 5) ARTE, POLÍTICA E HISTÓRIA

Elaboração de um breve ensaio, monografia ou artigo (entre 10 a 15 páginas) com bibliografia plurilíngue, em formato acadêmico, que relacione os três aspectos (arte, política e história) a partir dos filmes analisados. Os textos serão disponibilizados para consulta na “biblioteca” da plataforma Miriadi e ou em outros espaços de formação para a IC.

FORUM Recherche fils et genres délibérément... sur 5 axes

Sujet de discussion Educação religiosa/política nas ditaduras

Sujet de discussion Vivencia infantil, violencia y dictadura

Sujet de discussion Juventude Romanófona e Política

Sujet de discussion Recherche de l'identité y alteridad

Access: 
session
Nombre de sujets 6
Sujet Réponses Dernière réponse
la recherche de l’identité y alteridad 5

Olá Casmurro! Muito interessante o termo que você emprega para definir essa condição "em trânsito" e talvez também "em transe"... Parece que o tema foi discutido entre o grupo de Córdoba. Particularmente acho que renderia um bom artigo; se faria uma análise do léxico sob uma perspectiva intercultural? Adoraria colaborar! smiley


Il y a 3 années 1 mois by ReginaC
Proposta di lavoro: approccio didattico comparativo tra dittature 4

Ciao ragazzi! Ho risposto nel forum indicato da Katia :)


Il y a 3 années 1 mois by pierab
Commentaire/Critique de film(s) - EIXO 1 9

Hola Jennifer! Con gusto les comparto un ejemplo. Estas son tres sinopsis de la película La faute à Fidel que analizamos en clases :


Il y a 3 années 1 mois by Melina Anahi Do...
Juventude Romanófona e Política 17

Bonjour Christian,

merci pour ces réponses !


Il y a 3 années 1 mois by Amalia